Antero de Quental
1842 - 1891

Figura cimeira na literatura portuguesa oitocentista, Antero de Quental pertenceu à denominada “Geração de 70” que defendeu a reforma cultural e social de Portugal. Nasceu a 18 de Abril de 1842 em Ponta Delgada.
Com Antero de Quental as letras ganhavam um novo espaço de modernidade. Foi o primeiro escritor que nunca dissociou a condição e o trabalho de poeta de reflexão estética acerca da essência e função civilizadora da poesia e da arte no contexto duma filosofia da História.Foi um dos principais impulsionadores da Questão Coimbrã e um dos fundadores do Cenáculo.
Em 1871 organiza as célebres Conferências do Casino, que marcam o início da difusão das ideias socialistas e anarquistas em Portugal. Defende a organização Proudthoniana que assenta na liberdade e fraternidade.
Funda diversas associações operárias, publica folhetos e dirige jornais que defendem as novas ideias, republicanismo na política e realismo na arte.
A filosofia de Antero de Quental é inseparável da sua poesia.
Em 11 de Setembro de 1891 Antero põe termo à vida, profundamente desgastada pelos problemas políticos, sociais, culturais e familiares.

Localização: Largo dos Mártires da Pátria
Freguesia: São José
Concelho: Ponta Delgada
Autor do Busto: Diogo Macedo