António Câmara
1892 - 1967

Nasceu em 1892 em S. Miguel, vindo a falecer em Abril de 1967. Culto e viajado, senhor de uma invulgar sensibilidade artística e apaixonado pelas coisas da terra, fez a instrução primária na Escola Minerva, do poeta Manuel Augusto de Amaral e no Liceu da Graça. Após a sua formatura fixou-se em S. Miguel.
Distinto médico-cirurgião, foram milhares as intervenções cirúrgicas em que participou, tanto na clínica particular como no hospital de Ponta Delgada, tendo sido director da 5ª enfermaria.
Homem de extrema humildade era muito carinhoso com os pobres, dispensando os maiores cuidados aos doentes que lhe eram confiados.
A Natureza era uma das suas paixões, o que o levou a adquiriu o Pico da Abelheira. A sua casa era um pequeno Museu, hoje turismo de habitação. Foi uma autoridade da cultura do ananás. Escreveu duas monografias de grande valor.
Foi um orador com excepcionais dotes que arrebatava os auditórios.Foi um dos líderes da “revolta dos escravos”, campanha autonómica para as eleições de 1925.

Localização: Rua Cirurgião António Câmara (Prédio Particular)
Freguesia: Fajã de Baixo
Concelho: Ponta Delgada
Autor do Busto: Xavier Costa