Marciano Henriques da Silva
1831 - 1873

Marciano Henriques da Silva nasceu na Fajã de Baixo a 7 de Junho de 1831 e faleceu a 3 de Abril de 1873. Era um artista inconformado que fez palco da sua vida as principais cidades artísticas da Europa. Aos quinze anos fez a sua primeira exposição em Ponta Delgada.
Recebeu as primeiras aulas de arte pelo padre Brandt, inglês, e pelo pintor Charles Martin.
Em 1849 matricula-se na Academia de Belas-Artes em Lisboa. Dois anos depois, parte para Paris, frequenta o Laboratório de Tousant, sendo discípulo de Ary Schoeffer e do célebre pintor francês Horace Vernet.
Parte para Londres em 1854, onde frequenta assiduamente a casa e o atelier do retratista Prescothnight.
Em 1856, regressa a Lisboa onde viria a lograr estima e protecção do rei D. Fernando e D. Pedro V. Um ano mais tarde parte para Itália onde convive com Miguel Lupi. Regressa a Portugal em 1863 sendo nomeado professor de Pintura Histórica da Academia de Belas-Artes e pintor da Casa Real, bem como organizador e dirigente da Galeria de Pintura do Palácio Real da Ajuda ( reinado de D. Luís ).
Em 1867, por incumbência real, visita a grande exposição de Paris e Itália, de onde trouxe um dos seus melhores trabalhos e alguns valiosos quadros para a colecção régia.
Quando morreu era director da Galeria da Ajuda.
Localização: Museu Carlos Machado
Freguesia: São Sebastião
Concelho: Ponta Delgada
Autor da Estátua: Cesare Sighinolfi