Nota do autor
As obras literárias sobre a vida e obra de personalidades e as biografias, desde criança que fazem parte da minha biblioteca, sendo as minhas preferidas.
As variadas deslocações que efectuo na nossa ilha, o meu instinto de fotógrafo e a curiosidade que me são características levaram-me a determinada altura a constatar que a nossa ilha possuia uma riqueza ímpar em estatuária.
Comecei a ficar mais desperto em relação à mesma. As questões começaram a surgir: Quem é o personagem , o que fez ?
Em conversas com alguns amigos conclui que não era único a indagar sobre as personalidades que fazem as estátuas desta ilha.
Decidi fazer uma recolha fotográfica sobre a estatuária micaelense, e transpôr para livro, completando as ilustrações com pequenos dados bibliográficos.
A tarefa demonstrou-se difícil e, por vezes, desanimadora. Foram dois anos de intensos contactos e recolha de elementos .
Foi um trabalho dependente de terceiros, que nem sempre recolheu o apoio que era necessário para que tudo decorresse dentro do prazo que tinha estipulado inicialmente, um ano.
Inicialmente tinha em mente não vender esta publicação, mas sim, distribuir por Escolas, Bibliotecas, Associações, entre outras entidades de modo a divulgar individualidades da nossa terra que muitas vezes são esquecidas nas páginas da história. Alguns amigos alertaram-me para o facto da importância da venda, não económica, e o seu efeito psíquico na sociedade que estamos inseridos. Aceitei os conselhos amigos, no entanto as verbas revertem a favor das futuras instalações do Canil Municipal de Ponta Delgada.
Valeu-me a boa vontade de alguns órgãos de comunicação, familiares e amigos dos homenageados, instituições, bem como os meus amigos e conhecidos que deitaram mãos à obra e me facilitaram alguns dados bibliográficos. A todos o meu obrigado!
João Freitas